sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O primeiro dia



Encontrar o apartamento no Porto resultou fácil, mas o processo que demorou mais ou menos um mês com certeza causou muito stress para a Boina. Primeiro, porque estava a olhar as páginas no Facebook onde ofereceram os apartamentos. Centenas dos estudantes Erasmus deixavam os anúncios, nos quais procuravam o quarto. A maior parte deles foram os polacos. Porém, a Boina teve uma vantagem: ela sabia falar português. E também não tinha as expectativas muito grandes. Sendo uma pessoa flexível e não muito exigente procurava só o lugar debaixo do tecto, com ligação à Internet, no preço razoável e bastante perto do centro da cidade.


Um dia antes de vir para o Porto começou a ligar os anunciantes e marcar os encontros para ver os apartamentos. A parte dos anúncios já resultou inativos, nos outros a preferência foi a menina do primeiro ano de licenciatura e com certeza não estudante internacional. Mas a questão mais importante para muitos foi o período de aluguer: não queriam arrendar o quarto para somente um semestre.  Conseguiu marcar uns encontros e decidiu arrendar um quarto no mesmo dia. E assim terminou numa casa portuguesa...


Foi uma das melhores opções sobre a qual nem pensava. Começou a viver rodeada da pura cultura portuguesa, conhecendo-a cada dia melhor. Os costumes, a cozinha, a língua e ainda os móveis! Tão distintos dos que têm na Polónia. E não se fala apenas da secretária gigante de 2m que a impressionou e deixou boquiaberto! A guarda-roupa, a cama ou a mesa de cabeceira representam o estilo de outra epoca. Em toda a casa pode sentir-se a alma do lar e do passado, especialmente graças às fotografias da família. É provavel que para o ordinário estudante Erasmus não fosse uma ideia ideal, mas para a Boina resultou ser boa.
 




Depois de um mês já pode afirmar que aprendeu muitas coisas, não só do vocabulário ou da pronúncia, mas também da realidade portuguesa. Basta dizer que na casa vivem os Portistas. E claro, são portuenses! Vamos ver se a Boina vai se tornar uma portuense também algum dia.

4 comentários:

  1. Quem não da um primeiro passo, não pode conquistar o mundo!

    Lindíssimos móveis! Não de Carrefour, nem de Ikea. Os móveis com alma, feitos por alguém quem realmente amava o que fazia. As testemunhas mudas das risas e dos choros, das alegrias e das tristezas... Oxalá este sítio seja teu asilo nesta nova etapa da tua vida. É o que te desejo, que este apartamento se torne a tua casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se tornou a minha casa! Não só o prédio, mas também o bairro todo, as ruas, os largos, as lojas...

      Eliminar
  2. Além disso, os queridos leitores ficam com curiosidade como é a casa, e não só o quarto da Boina. Por exemplo, há lareira em casa? E a cozinha, o coração da casa, como é? Há azulejos? E já que estamos na cozinha, a comida, como é? O que é que comem os portuenses e a nossa Boina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguardem, vai aparecer com certeza algo sobre a cozinha e os pratos! A Boina está em Portugal, no país onde se come muito e tudo é muito bom!

      Eliminar